Gosto de compartilhar com vocês as minhas experiências e conhecimento. Nem é de se admirar que fui professor por alguns anos. Sim, fui English Teacher, uma experiência maravilhosa e enriquecedora.
Bom, mas o que eu me propus a falar não é sobre mim, e sim sobre o embarque de mercadorias perigosas no modal aéreo.
Imagino que alguns de vocês já utilizem o modal aéreo nas suas importações e / ou exportações, mas caso você seja um estudioso ou apenas um interessado em entender um pouco mais sobre, lá vai uma breve explicação sobre a regulamentação do transporte aéreo.
A organização que regulamenta o transporte internacional de cargas neste modal é denominada IATA – International Air Transport Association.
Foi fundada em 1945, em Havana – Cuba, para representar as companhias aéreas em todos os assuntos relacionados a aviação.
Atualmente conta com a participação de 117 países, e um total de 265 companhias aéreas. Existem mais de 400 parceiros estratégicos e 100.000 agentes no mundo.
Mas, voltando para as mercadorias perigosas, ou Dangerous Goods, foi desenvolvida pela IATA uma publicação que regulamenta o transporte destes materiais, e que é chamado de DGR – Dangerous Good Regulations – Regulamento de Cargas Perigosas.
De acordo com esse regulamento, existem 09 tipos de mercadorias perigosas, conforme abaixo:
- Class 1 Explosives (explosivos)
- Class 2 Gases (gases)
- Class 3 Flammable Liquids (líquidos inflamáveis)
- Class 4 Flammable Solids (sólidos inflamáveis)
- Class 5 Oxidizing Substances (substâncias oxidantes)
- Class 6 Toxic and Infectious Substances (substâncias tóxicas e infecciosas)
- Class 7 Radioactive Material (material radioativo)
- Class 8 Corrosives (corrosivos)
- Class 9 Miscellaneous Dangerous Goods (mercadorias variadas e mercadorias perigosas)
Para cada classse existem normas específicas quanto a embalagem, etiquetagem, acomodação na aeronave, tipo de aeronove a ser utilizada para o transporte, bem comotratamentos específicos pré-embarque.
Mais pra frente nós podemos conversar sobre isso novamente, ou tomamos um café também.
Até a próxima!
Por Tiago Todeschini.