Com a chegada do final do ano é mais importante ainda saber definir a melhor escolha da modalidade de transporte da sua carga para sua importação ou exportação para que não ocorram atrasos ou imprevistos.

A logística internacional é fundamental para qualquer empresa internacionalizada e deve ser bem organizada. A preocupação com o processo começa desde sua origem.

Dentre os principais modais de transporte, suas diferenças não se restringem apenas no modo como o produto é transportado. Há a incidência de taxas diferentes e os serviços de logística variam de acordo com o investimento da empresa.

Você não precisa ser um especialista na área, porém ter um conhecimento básico sobre o assunto é necessário. Abaixo ressaltamos alguns pontos importantes que devem ser considerados para a escolha da melhor modalidade:

Meio de transporte terrestre:

O transporte por caminhões torna-se viável para empresas que não possuem carga valiosa. Na hora de decidir por este meio também é necessário levar em conta o destino final.

Muitos produtos chegam ao Brasil pelos principais portos e aeroportos e seguem rumo ao seu destino, porém a caminhada pode ser longa e nem sempre as rodovias estão preparadas, principalmente se o produto for entregue em regiões mais afastadas. Além da estrutura, é preciso ainda verificar a segurança dessa rota que será feita pelo caminhão.

Meio de transporte aéreo:

Num mundo cada vez mais globalizado, os aviões são ainda a grande ferramenta para quem quer importar de forma rápida e mais segura. Esta opção é bastante considerada como facilitadora do comércio internacional, agilizando o processo de entrega e aumentando a circulação de mercadorias.

Produtos de alto valor, com urgência na entrega ou até mesmo os pequenos objetos são os mais indicados para este sistema de importação. Ao contrário do que se imagina, os custos via transporte aéreo estão mais acessíveis do que no passado.

Meio de transporte marítimo:

Apesar da facilidade que o avião traz para os negócios internacionais, o transporte marítimo também é muito eficaz. Apesar do tempo de navegação, o cargueiro pode atravessar o oceano de um lado para outro sem muitos problemas. Este meio de transporte chega em regiões que nem sequer possuem estrutura para receber aviões ou mesmo um transporte terrestre.

O produto que você está importando também define qual o melhor tipo de transporte que ele pode chegar de forma mais segura, sem colocar em risco a qualidade e a integridade daquilo que se está importando.

Vale lembrar que além da parte de logística, o meio de transporte da carga, é preciso reforçar que existe a parte burocrática que envolve a alfândega. O governo cobra uma taxa de produtos que são exportados e importados.

Apesar de toda a sistematização da logística nos séculos passados, a tecnologia tem permitido cada vez mais o aprimoramento deste setor tão importante para e economia mundial. Hoje, as empresas podem escolher o melhor meio de transporte, encontram algumas facilidades que até então não estavam disponíveis e podem ainda acompanhar todo o processo de transporte de forma simples e tranquila, por meio de rastreamento, como qualquer consumidor pode fazer ao comprar um produto e esperar pela entrega.

Autor: Murilo Bernardi.