Iniciadas em 2015, as obras de dragagem e derrocagem do Porto de Vitória estão previstas para serem retomadas hoje, o que possibilitará o recebimento de navios maiores no porto. Atualmente o canal possui uma profundidade de 11,4 metros e permite navegação de navios com calado de 10,6 metros, com carga máxima de 40 mil toneladas.

Após a conclusão da obra, prevista para o final deste ano, a profundidade chegará a 14 metros, possibilitando o acesso de navios com calado de 12,5 metros transportando 60 mil toneladas, o que representará aumento de 40% da capacidade de carga.

Com a descentralização industrial, devido principalmente aos incentivos fiscais, mão-de-obra barata e terrenos a preços acessíveis, muitas empresas se instalaram em regiões interioranas de diversos estados. Algumas destas empresas, dos mais diversos ramos de atividades se instalaram no estado do Espírito Santo nos últimos anos, e certamente as obras no calado do Porto de Vitória trarão benefícios logísticos, tais como: aumento no fluxo de navios, maior grau se segurança da navegação, redução de custos – quanto maior o navio, menores são os custos de transporte, uma vez que a participação do custo fixo no custo total diminui – além da geração de novos empregos.

Salientamos que a Efficienza atua no Porto de Vitória e está preparada para lhe auxiliar a encontrar as melhores opções logísticas.

Por Débora Camillo – Depto. de Exportação