No dia 23/01/2020, uma comitiva da Sino-LAC, companhia estadual Chinesa, reuniu-se com o presidente Lutfala Bitar, da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), juntamente com sua equipe, para tratar sobre a criação de uma plataforma de Logística Integrada na área portuária e industrial de Barcarena, que consiste em passar o desembaraço aduaneiro, armazenagem, transporte, embalagem entre outros processos, para responsabilidade e gerência da companhia chinesa. Esta teria a finalidade de destinar e promover a exportação de mercadorias brasileiras do ramo alimentício como vegetais e proteínas animais, para o mercado chinês.

“A plataforma de logística projetada na região de Barcarena se apresenta como uma excelente oportunidade de negócios ao Pará, frente à volumosa demanda dos mercados chineses e asiáticos, uma vez que o Estado destaca-se como um dos mais importantes produtores de proteínas animais e vegetais do país, além de possuir alguns diferenciais competitivos frente ao projeto, como a sua estratégica localização geográfica, mais próxima do continente asiático via Canal do Panamá, e a sua infraestrutura de transporte rodo-fluvial local, facilitando o escoamento da produção”, comentou Pádua Rodrigues o diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec.

O estado do Pará se sobressai no contexto nacional por ter uma forte economia, ocupando o primeiro lugar na produção de vários setores e destaca-se na produção de proteínas vegetais e animais dentro de nosso país. Apenas em junho de 2019, o Pará exportou R$ 1,572 bi, 23% a mais em confronto com o mesmo período de 2018. Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Os principais produtos que o Pará exporta são minerais com 88,85% de participação na balança comercial paraense é US$ 6,4 bilhões em vendas de produtos ao exterior, a madeira que alcançou 12,55% nos primeiros seis meses deste ano comparado com o mesmo período de 2018.

Além da importância da exportação de produtos do Pará, este estado possui pontos positivos que colaboram para o desenvolvimento desta plataforma, conforme informou Pádua Rodrigues, a sua localização geográfica, que é mais próxima do continente asiático via Canal do Panamá, e a sua infraestrutura de transporte rodo-fluvial local, que facilita o escoamento da produção.

O estudo para a implementação desta plataforma é muito importante para o comércio no Pará, o desenvolvimento de novas plataformas otimizando os processos de comércio exterior é sem dúvida um investimento para ganhos futuros, tornando o nosso país mais competitivo frente aos concorrentes.

A Efficienza acompanha todo o processo de inovação que são de fundamental importância para o desenvolvimento do setor, visto que a área de comércio exterior precisa estar em constante desenvolvimento.

Por Joana Deangelis da Silva.

Tags: Joana Deangelis, China, plataforma Logística, Pará, Logística internacional

Fontes:

Agenciapara; diarioonline; investpara.