Oportunidades de exportação para o continente africano

Na quarta-feira do dia 23/11, ocorreu o Seminário de Negócios Internacionais na CIC, Câmara de Indústria Comércio e Serviços de Caxias do Sul, com o patrocínio da Efficienza. O evento abordou as oportunidades de negócios com o continente africano.

Nesse evento, empresas e entidades expuseram suas experiências nesse mercado, bem como as possibilidades e mecanismos de entrada, o que ressalta que o continente já há muito é conhecido como um potencial consumidor por diversos países no mundo.

Com a diminuição da dependência de exportações apenas de recursos naturais, como petróleo e outros minérios, o continente africano apresenta notável crescimento, aliado à queda da inflação e a aglomeração da população nos grandes centros urbanos, tornando o cenário muito atrativo tanto para investimento como impulsionando a atividade económica.

Mesmo com todas as perspectivas de crescimento, muitos riscos ainda existem em relação aos diversos países dentro do continente, problemas como falta de infraestrutura, insegurança no processo logístico, corrupção e áreas em conflito. Parte daí a necessidade de ter uma assessoria com expertise nesse mercado, para aliar segurança e confiabilidade em sua negociação.

Segundo o MDIC, nos anos de 2014 e 2015, o continente foi responsável por apenas 4,3% das exportações brasileiras. Esse número é pouco expressivo, pois diversos outros países já estão focados nesse mercado em potencial, como China e Índia. O seminário mostrou que há grandes chances de negócios com esse continente e o intuito é que as empresas busquem novos mercados, trazendo resultados positivos para a economia.

Portanto, o atual cenário direciona o foco das empresas para mercados onde a economia está em ascensão e as oportunidades mostram-se favoráveis.

A Efficienza  atua no acompanhamento da negociação, na parte logística e no desembaraço aduaneiro das cargas, desde o transporte interno até a entrega da mercadoria no local de destino.

Por Fabiano de Carvalho.