Se sua empresa importa matéria-prima e, posteriormente, exporta o produto final, poderá utilizar-se do benefício do Drawback.
O Drawback conta com dois principais regimes:

• DRAWBACK SUSPENSÃO
Regime aduaneiro que permite ao beneficiário importar ou adquirir no mercado interno, com suspensão de pagamento de tributos mercadorias a serem empregadas na produção de bens com maior valor agregado e, em seguida, exportá-los.

Benefícios:
– Importação/compra no mercado nacional com suspensão do imposto de Importação, IPI, ICMS, PIS, COFINS, AFRMM. Importação de insumos com suspensão do ICMS.
– Isenção do pagamento dos tributos suspensos na exportação
– Redução nas taxas de armazenagem da Infraero.
A Efficienza presta assessoria integral, desde a emissão, alterações que possam vir a ocorrer, até a comprovação de Drawback.

• DRAWBACK ISENÇÃO
Modalidade para quem já importou a matéria-prima e exportou um produto industrializado que a utilizou e não se beneficiou da modalidade de Drawback para a importação desta. O Drawback Isenção possibilita a importação da mesma quantidade de mercadoria anteriormente importada com isenção total de imposto de importação, IPI, PIS e COFINS. Complicado? Você somente informa o que e quanto importou e exportou e o resto deixe para a Efficienza se preocupar e resolver.